sábado, 6 de outubro de 2012

04/10/2010 PROGRAMA "ALERTA LIONS"



Nesta quinta-feira foi lançado, na Sede da Governadoria, o programa "Alerta Lions", no âmbito do Distrito LC4. O DG Ernesto Jardim fez a abertura e encerramento do evento e o palestrante Elmar da Silva Lacerda, do LC de BH Floresta, fez um resumo histórico da Defesa Civil no mundo, no Brasil  e em Belo Horizonte e apresentou vídeos sobre as ações da Defesa Civil na Capital. Tiramos algumas fotos destes vídeos da apresentação - que não estão muito boas -  mas dão uma idéia do conteúdo da palestra. 

DG Ernesto Jardim

RESUMO DA ABERTURA

Estamos implantando este Programa no âmbito do Distrito LC-4 com a intenção de que todos os Associados a ele se integrem e se interessem em levar às suas áreas de atuação, às suas comunidades, aos seus ambientes de trabalho e, de modo especial, às pessoas ou entidades envolvidas com a questão, a necessária e conveniente preocupação com a prevenção de acidentes.

Por que enfatizarmos a PREVENÇÃO? - Por mais leigos que sejamos, sabemos da importância da prevenção, das precauções em lances arriscados e da grande validade que um "mapa de riscos"pode significar.

Os Leões trazem em suas veias o zelo pelas suas comunidades e pelos que lhes são próximos. Sentem, por isso, facilmente, a recompensa de poderem cooperar e fazerem a demonstração da valia do nosso lema "NÓS SERVIMOS".

Exercendo este desprendimento na direção da finalidade aqui pretendida, estaremos evitando limitar nossa atuação aos atos assistenciais após os episódios. É muito mais vantajoso nos precavermos, nos alertando a nós próprios e a quem de direito, quando nos depararmos com a possibilidade de um desastre, seja ele de natureza iminente ou remota. Vamos nos precaver.
Estamos trazendo, para dar a sua contribuição profissional sobre o tema, o CL Elmar da Silva, especialista no assunto...


O ITACOLOMI ESTEVE PRESENTE




COMPARECIMENTO EXÍGUO



A PALESTRA




O palestrante, CL Elmar  Lacerda, do Lions Clube de Belo Horizonte – Floresta, é Assessor Distrital do "Programa ALERTA e Defesa Civil", especialista no assunto, já que foi, por alguns anos, Coordenador da Defesa Civil de Belo Horizonte. 



RESUMO DA PALESTRA



Segundo o CL Elmar, a preocupação com as vítimas de guerra é que fez surgir a Defesa Civil. A Inglaterra foi o primeiro país a se preocupar com o tema em 1940/41, início da segunda guera mundial, quando criou o Civil Defense. Hoje em todo o mundo existe esta preocupação.

No Brasil, em consequência da enchente do Sudeste em 1966, foi criado no Estado da Guanabara, o grupo de trabalho que elaborou o Plano Diretor de Defesa Civil do Estado da Guanabara.

Em Belo Horizonte, surgiu, em 1979, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, cuja principal tarefa é coordenar as atividades dos órgãos do Sistema de Defesa Civil do Município, como o Centro de Referência Estadual de Áreas de Risco - CREAR - hoje já informatizado e composto por 7 centros.  

Em 2009, A Prefeitura de BH fez o mapeamento dos locais com potencial de desastres naturais e estas regiões são monitoradas pela Defesa Civil., Secretarias Regionais, URBEL e Secretaria de Obras, com a ajuda do BHTRANS, Guarda Municipal, etc.

A defesa Civil é acionada através do 199, que funciona 24 horas, inclusive fins de semana e feriados. Existe um plano de contingência para as áreas de risco de escorregamento de encostas.


FOTOS DA SEDE DA DEFESA CIVIL


Taquaril: Abrigo Granja de Freitas









Sala de artesanato para dar ocupação aos desabrigados



LEIS QUE PROTEGEM  O DESABRIGADO






Segundo o Companheiro Elmar, em 1990 havia 17.000 famílias em área de risco; hoje, ha menos de 3.000. Acredita-se que,  em cinco anos,  estas famílias receberão moradia com verba do Governo.



ALGUNS LOCAIS DE ÁREAS DE RISCO EM BH



Corte na encosta. Vila Carrapato

Rua Tobias Moscoso vista  da Raja Gabaglia


 Shopping Anchieta


A escavadeira que foi posta para escorar o muro e foi soterrada minutos depois de colocada no local. O manobrista salvou-se por um triz.


Prédio na Rua Maranguape, Prado




O RADAR METEOROLÓGICO: EQUIPAMENTO DE GRANDE AJUDA NO MONITORAMENTO DO AUMENTO DAS ÁGUAS E SALVAMENTO DE VÍTIMAS EM POTENCIAL




O Radar Meteorológico, localizado em Mateus Leme, custou 15 bilhões depois de instalado; ele calcula em quantos minutos a chuva vai cair e permite uma ação mais rápida na direção de evacuar do local a população em risco 





 

















FOI APRESENTADO UM VÍDEO SOBRE UMA SIMULAÇÃO DE ACIDENTES NOS AEROPORTOS DE CONFINS E PAMPULHA, CUJAS FOTOS COLOCAMOS ABAIXO:





















SIMULAÇÃO DE ACIDENTE NO AEROPORTO DA PAMPULHA 





















ENCERRAMENTO DO EVENTO

O DG Ernesto encerrou o evento informando como os Clubes poderão cooperar com a Defesa Civil nos casos de enchentes e outros desastres.



Informações sobre os procedimentos :

A essência deste Programa está na decisão das Diretorias pelo envolvimento voluntário de seus respectivos Clubes. 

Se for assim decidido, a primeira atitude será informar ao Distrito o interesse em participar do Programa, indicando um Associado ou uma Comissão como Representantes dos Clubes;

Os Representantes, junto com o Assessor Distrital, no caso dos Clubes da Capital, Conselheiro Lafaiete e Divinópolis, e diretamente, nos Clubes das demais cidades, deverão fazer contato com a Coordenadoria da Defesa Civil local ou o órgão administrativo concernente, para conhecer os diagnósticos dos riscos existentes no território abrangido e como é preparado o enfrentamento 
de possíveis problemas;



Os Representantes do Lions discutirão os pontos críticos com as autoridades e avaliarão o modo 
de cooperação;



Os Representantes coordenarão a preparação dos respectivos Clubes para:

- auxílio às autoridades nas análises de riscos de incêndios urbanos e florestais;
- auxílio nas avaliações de deslizamento de taludes e desabamentos prediais;
- auxílio nas campanhas oficiais contra epidemias;
- contribuição na formação de Brigadas de Resgates e Atendimentos;
- realização de campanhas de recolhimento de agasalhos;
- envolvimento com os assuntos condizentes com o bem-estar da comunidade.

Lembramos que a abordagem do assunto com as autoridades, mesmo sem haver contribuição 
material, já será uma grande contribuição à sociedade.

Todos os contatos deverão ser registrados e divulgados para uma possível institucionalização do 
Programa junto a Lions Internacional e, em assim sendo, os Clubes participantes podendo ser 
agraciados com o LIONS ALERT BANNER PATCH AWARD.




F   I   M