quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UM OASIS EM MEIO AO ASFALTO: PARQUE STA. LÚCIA. APROVEITE, LEÃO!!!





CONVOCAÇÃO AOS LEÕES

O Parque em volta da Barragem Sta. Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tem sido ignorado por muitos Leões, que moram em seu entorno, nos Bairros Santo Antônio, São Bento, Sta. Lúcia, Luxemburgo, Vila Paris, Cidade Jardim e até Lourdes. Só duas Companheiras usufruem, assiduamente, este paraíso: Marlene e Olga. Cadê os companheiros José Monteiro e Neuza, Marcos Antônio e Tereza, Lâmia Lasmar, José Abreu e Maria Célia, Tarcísio, Vera Nunes, etc. etc. etc.? Amigos, tem estacionamento para quem mora um pouco mais longe e quer vir de carro. É preciso caminhar, pessoal, é preciso tomar sol para fabricar vitamina "D" na pele. O bem estar, que vem depois, não tem preço. Cura até depressão. É só começar do modo certo: uma revisão com o ortopedista e começar, de leve, a caminhar duas vezes por semana e ir aumentando aos poucos.Animem-se Leões!


AJUDA QUALIFICADA

Contratar um, ou uma, "personal trainer" para ginástica personalizada é o primeiro passo correto para quem quer melhores resultados ; o custo/benefício é excelente, pois,  o gasto é inferior àquele com a farmácia e as consultas médicas, que, certamente, virão com as doenças e a melhora geral virá em pouco tempo. Saúde se constrói com dieta saudável, exercício físico adequado e e ações no sentido de zerar o estresse como viajar, ir ao teatro, ler um bom livro, etc.


A NOSSA MASCOTE: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

D. Nair tem 93 anos e faz ginástica com a professora Heloísa há 7 anos. Todos que vão à sala de ginástica a admiram.









Heloísa busca e leva D. Nair de volta ao seu apartamento para garantir que ela venha e volte para casa sem nenhum acidente.






O PARQUE STA.  LÚCIA

Tem  pouca poluição, apesar dos carros e das linhas de ônibus, que circulam no local, devido a uma vegetação exuberante bem cuidada pela PBH e que faz uma barreira protetora.





... é também limpo, constantemente, pelos garis e bem policiado pela 
Guarda Municipal, 



... e tem, perto, uma Delegacia de Polícia Civil e o 22° Batalhão da Polícia Militar


Os jovens pais, os avôs, as babás e as mamães encontram aqui um ótimo espaço para o banho de sol dos bebês e das crianças de qualquer idade.





 Oferece, também,  momentos de lazer, como o encontro de amigos, e oportunidade para a prática de exercícios físicos tanto para crianças, jovens, adultos, como, principalmente, para a terceira idade, que pode fazer suas caminhadas com segurança num piso liso, sem buracos ou alto relevos, que possam provocar quedas indesejáveis.





Pode-se até mesmo fazer uma corridinha de resistência por pequenas distâncias.

Existem barras de alongamento nas duas extremidades do parque.












E plataformas para exercícios abdominais, melhor executados com a supervisão da professora, que ajudam a manter a forma e a flexibilidade. 




E pode-se, também, levar aparelhos para todo tipo de exercício, como elásticos  e bolas, como a que está no fundo da foto.




  

...e corda para pular um  pouquinho e gastar um pouco mais de calorias.







E, no final, pode-se tomar, sem culpa, um gostoso caldo de cana, ou um suco,  ou uma água de coco, sentado sob a sombra amiga das árvores.







A paisagem é linda de qualquer ângulo, e nos faz sentir bem. A caminhada, ou a corrida, fica mais agradável.









A favela do Morro do Papagaio ficou mais bonita depois da campanha "Favela Bela", quando todos foram incentivados a pintar suas casas, e convive bem com os espigões à sua frente.




E ficou mais humanizada, depois que colocaram  micro-ônibus e quadras de esportes para seus moradores .







É surpreendente o números de cães que vivem em apartamentos. Os donos tem ótima alternativa, no parque Sta. Lúcia, de  fazê-los exercitar, e, após, reúnem-se para contar as histórias dos caninos. Se você, Leão, tem cachorro, traga-o para o Parque e os dois sairão lucrando...








Tem, também,  uma grande área acimentada, que é útil para qualquer tipo de atividade, e, inclusive, já acolheu apresentações da Orquestra Sinfônica, campanhas de avaliação de pressão sanguínia, "shows" musicais,  etc.






A única facilidade que não deslanchou, foi o ringue de patinação, que fica vazio o tempo todo.




Aos sábados, uma feira livre acontece no local.

Lavadores de carro oferecem seus serviços.

Tem até uma banca de jornais que, além de oferecer os produtos habituais de uma banca, é ponto de troca de figurinhas.


ALTERNATIVA DE EXERCÍCIO 2: COM MAIS POLUIÇÃO




Outra alternativa, é a Avenida Bento Simão, onde foi colocada uma faixa exclusiva para caminhada de pedestres

e onde os moradores conseguiram interditar, para carros, um lado da avenida, para seu conforto e segurança,










..mas que, do outro lado, os ônibus trafegam, livremente, liberando o CO2 que nós rejeitamos.





Exitem, também, barras para alongamento...





...e vendedor de água de coco assíduo, há muitos anos,


VENHAM, LEÕES!!!!

FIM