terça-feira, 13 de agosto de 2013

11-08-2013 CONCERTO NO PARQUE E CONCERTO DA JUVENTUDE




É tão gratificante ver o quanto Belo Horizonte melhorou a sua agenda cultural de uns tempos para cá. Tem sempre um evento a altura do bolso da maioria, incluindo idosos aposentados e a maioria da população de classe média, a mais penalizada pelos impostos. 

Os Concertos de música clássica são organizados pela Fundação Clóvis Salgado em várias séries durante o ano.

No domingo passado, houve dois concertos excelentes: um, gratuito, dentro da série "Concertos no Parque", o da ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS, regida pelo Maestro Cláudio COHEN, na Concha Acústica atrás do Palácio das Artes, no Parque Municipal Américo René Gianetti.







Encontrei, lá,  mais dois Leões.


Grande número de amantes da música clássica formou uma ótima platéia, que se posicionou sob o gazebo ou sobre a grama, matando dois coelhos com uma só cajadada: deleitando-se com a apresentação da orquestra e  fabricando vitamina D com o sol sobre a pele.













O outro concerto foi no Grande Teatro do Sesc Palladium, ao preço módico de R$2,50, dentro do projeto "Concertos para a Juventude", com a ORQUESTRA FILARMÔNIC DE MINAS GERAIS, regida pelo Maestro Marcos ARAKAKI. 





O Grande Teatro possui 1.321 poltronas e ficou quase completamente lotado. Como não é permitido fazer fotos, filmagens ou gravações, não pude fazer um trabalho completo.



O Programa constou de cinco peças, de cinco autores diferentes.





Na  "Rhapsody in Blue de Gershwin", o consagrado pianista Cristian BUDU deu um show de talento e competência e a platéia aplaudiu de pé e ainda continuou aplaudindo até ele voltar e dar uma "palinha" com brilhante interpretação digna do "virtuose" que é.  




Quando ele agradecia ao público, arrisquei tirar esta foto 
sem "flash" mas é difícil ficar uma boa foto nessas condições.


Por ser "Dia dos Pais", o Regente Arakaki chamou ao palco pais abaixo de 25 anos, acima de 70 e o pai do músico Cláudio Freitas, autor da terceira peça. Chamou também duas menininhas filhas de músicos da Orquestra. Fez entrevistas com todos e a menininha de 3 anos arrancou risos da platéia com suas respostas criativas.

O Maestro, também, apresentou cada setor da orquestra para o público presente: começou com os instrumentos de cordas, passando pelos de sopro e terminando com os de percussão.

No final do Concerto, como sempre acontece, a Orquestra e o Maestro foram muito aplaudidos. Foi um domingo maravilhoso!






A saída




A Cafeteria






F    I    M



domingo, 11 de agosto de 2013

10-08-2013 FESTIVA INTERCLUBES PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO PDG MENDES





OS ANFITRIÕES

PDG Mendes e sua CaL Fátima




Pegamos o micro ônibus em frente ao Palácio das Artes, às dez horas da manhã deste sábado. Vinte e quatro Leões; ônibus lotado. Durante a viagem, só  alegria, causos e piadas. Chegamos lá às onze e meia, uma hora mais cedo do que o horário estipulado no convite. 

O sítio fica em Santa Luzia no local denominado "Sítios Teresópolis". A região é montanhosa e o sítio dos Mendes fica no topo de um dos morros, com 360° de vista magnífica. Sossêgo, paz e relaxamento são os sentimentos que me vem à mente. Neste lugar você não pode ter pressa. Parece que o tempo ali vale o dobro. 







Fomos direcionados para o local da recepção e nos acomodamos nas mesas já preparadas para nos receber. Logo, logo, os outros companheiros foram chegando em seus carros  e se juntando a nós. Os garçons começaram a servir as bebidas e, 












  ...algum tempo depois, chega o Mendes, todo sorridente, acompanhado de sua Fátima, e todos os recepcionaram, aplaudindo-os de pé.








 ABRAÇOS CALOROSOS E CARINHOSOS










   















O ITACOLOMI ESTEVE PRESENTE



CaL Lâmia e CaL Olga também levaram seus votos de felicidades ao aniversariante


A FAMÍLIA TAMBÉM COMEÇOU A CHEGAR


Neta, genro e filha





AS CÂMERAS COMEÇARAM A REGISTRAR AS POSES

















 DARIO PROFETA FEZ O FUNDO MUSICAL




OUTROS FLAGRANTES



























Love is the air




A COZINHA ESTAVA A TODO VAPOR 

SERVINDO BEBIDAS 

 E OS TIRA-GOSTOS PREPARADOS NO GRILL








UM BÔNUS PARA OS PRESENTES







O Companheiro Mendes e o Companheiro Curi, em dupla, cantaram velhos boleros em espanhol.





MAIS CONFORTO EM BAIXO DO GAZEBO



Devido ao grande número de convidados, tornou-se necessário acomodar parte deles sob o gazebo anexo ao prédio da cozinha.



O ALMOÇO









CORAL RELÂMPAGO



 Os Companheiros Vespasiano e Madalena reuniram um pequeno grupo de cantores voluntários para cantar a paródia da música "Pisa na Fulô"em homenagem ao Mendes.

 O ensaio foi feito às escondidas na sala da casa grande
para que o aniversariante não escutasse.


Após o almoço, Madalena leu pequeno texto com palavras carinhosas dirigidas ao Companheiro Mendes e, a seguir,  o Coral Relâmpago, sob a batuta do Maestro Vespasiano e acompanhamento do Profeta, entoou a paródia com o refrão modificado de Pisa na Fulô:



"Pisa na Fulô, pisa na Fulôô,

É aniversário do Mendes , sim sinhô."

A letra falou no Mendes marido, pai e avô e arrancou calorosa salva de palmas dos presentes.


PARABÉNS PRA VOCÊ, MENDES,  NESTA DATA QUERIDA

 O bolo com a velinha foi trazido, após a apresentação do Coral, e todos cataram o "Parabéns pra você" acompanhados pelo teclado.



AGRADECIMENTOS


 Emocionado, Mendes agradeceu a presença de todos, dizendo da sua grande alegria de ter tantos amigos ali presentes.


DE REPENTE, O INDEFECTÍVEL UFANISMO ATLETICANO

A bandeira e o canto do hino atleticano, sem que nem pra que,  invadem, sem pudor, a área do cruzeirense Mendes. Eta atleticanos fanáticos...



MATINÊ DANÇANTE


Os aficionados da dança usaram a pequena pista improvisada para saciar sua vontade de dançar ao som de antigos sucessos.












                         




                         















MAIS UM ADEUS


Às quatro da tarde, despedimo-nos de todos desejando um feliz Dia dos Pais e fomos para o ônibus. Mendes veio dizer-nos, mais uma vez, que ficou muito feliz com a nossa presença e, de novo, nos agradeceu, enfaticamente, e recebeu uma calorosa salva de palmas.









 PONTO FINAL

O ônibus parou em frente a Casa do Jornalista, na Av. Álvares Cabral, de onde cada um pegou seu taxi e foi para casa feliz da vida de ter tido um sábado cheio de bom companheirismo e amor oferecido e recebido.


F    I    M