É tão gratificante ver o quanto Belo Horizonte melhorou a sua agenda cultural de uns tempos para cá. Tem sempre um evento a altura do bolso da maioria, incluindo idosos aposentados e a maioria da população de classe média, a mais penalizada pelos impostos.
Os Concertos de música clássica são organizados pela Fundação Clóvis Salgado em várias séries durante o ano.
No domingo passado, houve dois concertos excelentes: um, gratuito, dentro da série "Concertos no Parque", o da ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS, regida pelo Maestro Cláudio COHEN, na Concha Acústica atrás do Palácio das Artes, no Parque Municipal Américo René Gianetti.
Encontrei, lá, mais dois Leões.
Grande número de amantes da música clássica formou uma ótima platéia, que se posicionou sob o gazebo ou sobre a grama, matando dois coelhos com uma só cajadada: deleitando-se com a apresentação da orquestra e fabricando vitamina D com o sol sobre a pele.
O outro concerto foi no Grande Teatro do Sesc Palladium, ao preço módico de R$2,50, dentro do projeto "Concertos para a Juventude", com a ORQUESTRA FILARMÔNIC DE MINAS GERAIS, regida pelo Maestro Marcos ARAKAKI.
O Grande Teatro possui 1.321 poltronas e ficou quase completamente lotado. Como não é permitido fazer fotos, filmagens ou gravações, não pude fazer um trabalho completo.
O Programa constou de cinco peças, de cinco autores diferentes.
Na "Rhapsody in Blue de Gershwin", o consagrado pianista Cristian BUDU deu um show de talento e competência e a platéia aplaudiu de pé e ainda continuou aplaudindo até ele voltar e dar uma "palinha" com brilhante interpretação digna do "virtuose" que é.
Quando ele agradecia ao público, arrisquei tirar esta foto
sem "flash" mas é difícil ficar uma boa foto nessas condições.
Por ser "Dia dos Pais", o Regente Arakaki chamou ao palco pais abaixo de 25 anos, acima de 70 e o pai do músico Cláudio Freitas, autor da terceira peça. Chamou também duas menininhas filhas de músicos da Orquestra. Fez entrevistas com todos e a menininha de 3 anos arrancou risos da platéia com suas respostas criativas.
O Maestro, também, apresentou cada setor da orquestra para o público presente: começou com os instrumentos de cordas, passando pelos de sopro e terminando com os de percussão.
No final do Concerto, como sempre acontece, a Orquestra e o Maestro foram muito aplaudidos. Foi um domingo maravilhoso!
A saída
A Cafeteria
F I M